Aba 1








BLOG DE NOTÍCIAS

Postado em 17 de Maio de 2017 às 08h56

PLACA SOLAR SOB A PELE PODE FUNCIONAR COMO BATERIA PARA MARCA-PASSOS

Tecnologia (15)Social (8)

Como Funciona?

Pesquisadores da Universidade de Berna, na Suíça, divulgaram recentemente um estudo que pode revolucionar a vida de quem precisa carregar implantes eletrônicos, como o marca-passos. Para quem não sabe, um dos dramas das pessoas que utilizam esses aparelhos é que, de tempos em tempos, são necessárias cirurgias para troca e remoção de baterias.

Dessa forma, a boa notícia é que os pesquisadores parecem ter encontrado uma solução para esse problema por meio da energia solar. Os cientistas fizeram um teste com uma pequena placa fotovoltaica de 3,6 centímetros quadrados para simular um implante de células solares de baixo da pele e descobriram que ela, sozinha, tinha a capacidade de produzir energia suficiente para carregar um marca-passos padrão.

A partir dessa descoberta por meio das placas de energia solar, os responsáveis pelo estudo esperam que pacientes que necessitam de implantes eletrônicos não necessitem mais passar por constantes procedimentos cirúrgicos com o objetivo de realizar a troca dos aparelhos.

A boa notícia é que, independentemente da estação, os estudiosos concluíram que mesmo a placa solar com o desempenho mais baixo ainda proporcionava uma quantidade média de energia de aproximadamente 12 microwatts, ou seja, o suficiente para abastecer a bateria de um dispositivo de marca-passo comum.

Além de não precisar ser removida com frequência, a vantagem das placas fotovoltaicas subcutâneas é que elas podem o deixar o tamanho dos implantes relativamente menor. Dessa forma, a ideia dos pesquisadores é que, no futuro, esse tipo de tecnologia possa ser aplicado em outros tipos de aparelhos humanos, como por exemplo nos biochips, que a cada dia se tornam mais usados e mais famosos entre as pessoas.


Fonte: Portal Solar

Cadastre seu e-mail para receber novidades e baixar um e-book (GRÁTIS)

Nome
E-mail
Resolva :

Veja também

Mais que carros: Mercedes-Benz e Vivint vão lançar baterias para casas06/06/17A Mercedes-Benz está seguindo os passos da Tesla A Mercedes-Benz resolveu seguir o mesmo caminho da Tesla e expandir sua atuação com produtos voltados para armazenamento de energia. Em parceria com a Vivint, especializada em projetos de captação de energia solar, a montadora alemã lançou a Energy, sua própria bateria para armazenamento em sistemas de energia domiciliar. A tecnologia empregada na Energy foi......
Como se tornar um pequeno produtor de energia27/06/17Entenda como os sistemas de geração distribuída podem ser benéficos para a economia e o meio ambiente Uma pesquisa da consultoria Accenture aponta que oito em cada dez brasileiros têm interesse em produzir a própria eletricidade de forma autossuficiente. Isso significa que 80% da população gostaria de se ver livre do modelo......
Painéis solares impressos podem ser a solução para carregar seu celular03/07/17Feita de um material barato e mais fina do que um fio de cabelo, essa tecnologia de painéis solares pode ser usada em praticamente qualquer lugar   Quem nunca desejou que seu smartphone fosse capaz de se recarregar sozinho? Pois bem, o fato é que o pesquisador Artur Kupczunas, co-fundador da empresa Saule Technologies, pode trazer uma resposta para isso. A solução?......

Voltar para Blog