Aba 1








BLOG DE NOTÍCIAS

Postado em 03 de Abril de 2017 às 10h58

Painéis solares que funcionam mesmo com chuva

Notícia (11)Tecnologia (15)

China desenvolve painéis solares que funcionam também em dias nublados ou com chuva

Uma equipe de cientistas de duas universidades chinesas desenvolveu painéis solares capazes de gerar energia também em dias de baixa insolação, inclusive com chuva, nevoeiro ou de noite, informa nesta segunda-feira o oficial “Diário do Povo”.

“O objetivo é elevar a eficiência de conversão da luz direta até que volte a ter mais, gerando energia suficiente em condições de pouca luminosidade tais como chuva, nevoeiro, bruma ou na noite”, explicou ao jornal o professor Tang Qunwei, da Universidade Oceânica da China, uma das responsáveis do projeto.

Outra equipe liderada pelo professor Yang Peizhi, da Universidade Pedagógica de Yunnan, também participa do desenvolvimento destas placas solares, que segundo a imprensa oficial chinesa podem representar uma “revolução fotovoltaica”.

A principal inovação destes painéis é o uso de um novo material chamado LPP (sigla em inglês de “fósforo de longa persistência”) que pode armazenar energia solar durante o dia para que esta seja colhida durante a noite.

“Só a luz parcialmente visível pode ser absorvida e transformada em eletricidade, mas o LPP pode armazenar energia solar a partir de luz não absorvida e perto da infravermelha”, explicou Tang, “permitindo a geração de energia contínua de dia e de noite”.

Estes avanços foram publicados em revistas científicas dos Estados Unidos e Europa, que destacaram a queda de custos que a energia solar poderia ter graças a este tipo de painéis.

Boa parte da energia consumida na China procede de combustíveis fósseis (carvão e petróleo), mas ao mesmo tempo a segunda economia mundial é o país com mais centrais solares instaladas (com capacidade para mais de 77 gigavats).

 

 

Fonte de Informações: Exame.com

Cadastre seu e-mail para receber novidades e baixar um e-book (GRÁTIS)

Nome
E-mail
Resolva :

Veja também

Celular Solar06/03/17 Nova tecnologia no LED utilizado nas telas de smartphones e outros aparelhos móveis promete usar a luz do sol para alimentar os aparelhos, criando assim um celular solar que irá acabar com o maior problema enfrentado pelos usuários: a falta de bateria. Desde uma simples ligação telefônica até o acesso à redes sociais e ao Internet banking, os celulares......
Painéis solares impressos podem ser a solução para carregar seu celular03/07/17Feita de um material barato e mais fina do que um fio de cabelo, essa tecnologia de painéis solares pode ser usada em praticamente qualquer lugar   Quem nunca desejou que seu smartphone fosse capaz de se recarregar sozinho? Pois bem, o fato é que o pesquisador Artur Kupczunas, co-fundador da empresa Saule Technologies, pode trazer uma resposta para isso. A solução?......

Voltar para Blog