Aba 1








BLOG DE NOTÍCIAS

Postado em 09 de Março de 2017 às 10h10

Como funciona a energia solar

Notícia (11)Tecnologia (15)

Como Funciona a Energia Solar?

Esse sistema gerador de energia limpa e renovável vai lhe possibilitar valorizar a sua propriedade, além de gerar a sua própria energia elétrica e praticamente acabar com a sua conta de luz!

Durante o dia os os painéis solares (chamados de módulos fotovoltaicos) captam a luz do sol e geram energia. Essa energia passa por um aparelho chamado inversor solar e é convertida para as características da rede elétrica.

Depois de passar pelo inversor (equipamento que controla a energia gerade e a deixa na mesma frequencia da rede), a energia solar pode ser usada para alimentar qualquer aparelho da casa, como geladeiras, lâmpadas e aparelhos de ar condicionado, por exemplo, gerando economia na conta de luz. Se nem toda energia for consumida, o excedente é lançado na rede elétrica, fazendo com que você ganhe créditos energéticos.

Energia Solar Fotovoltaica durante os períodos do dia

Dia ensolarado: Ao amanhecer, a geração de energia solar se inicia. Nesse período há menos luz do sol, ou seja, seu consumo elétrico de energia vem (na maior parte) da energia proveniente da rede elétrica.


Por volta do meio dia, quando o sol está extremamente forte no céu, o sistema solar fotovoltaico produz muita energia. Essa energia, em muitos casos, é suficiente para abastecer toda a casa e ainda sobra.

Sendo assim, o excedente de energia solar é lançado na rede elétrica e é guardado como créditos energéticos (que podem ser utilizados em até 5 anos).

Dias nublados ou chuvosos: O sistema solar fotovoltaico não precisa de um dia de céu limpo e com muito sol para operar e gerar energia solar. Em dias nublados as placas solares (módulos fotovoltaicos) também produzem energia, porém em uma intensidade menor.

A noite: Durante o período noturno não há geração de energia fotovoltaica. Entretanto, utilizando um sistema solar fotovoltaico conectado à rede de energia elétrica (também chamado de On-Grid), além de não precisar fazer um investimento altíssimo na compra de baterias que armazenam essa energia, você consegue consumir energia da rede elétrica de maneira normal durante o período noturno.

 

 

Fonte de Informação - Bluesol

Cadastre seu e-mail para receber novidades e baixar um e-book (GRÁTIS)

Nome
E-mail
Resolva :

Veja também

Mais de 70% dos brasileiros têm interesse em gerar energia solar21/03/17 Os frequentes aumentos no preço da energia elétrica, nos últimos dois anos, levaram os brasileiros a se interessar por outros tipos de energia, especialmente a solar. O setor registrou um crescimento de 300% em 2016 em relação a 2015 e continua a toda potência no início deste ano. Uma recente pesquisa encomendada pela Ong Greenpeace ao Datafolha mostrou que 80% dos......
6 Vantagens da utilização da tecnologia fotovoltaica05/02/17 A energia solar é uma fonte inesgotável e que tem ganhado cada vez mais espaço em nosso cotidiano, tendo não somente casas isoladas com painéis solares, como cada vez mais empresas estão utilizando tal fonte de......
Superbateria da Tesla06/03/17Bateria da Tesla pode ameaçar rede elétrica tradicional A Tesla Motors Inc., mais conhecida por fabricar o sedã totalmente elétrico Model S, está usando a tecnologia das baterias de íons de lítio para se posicionar como líder do mercado emergente de armazenagem de......

Voltar para Blog