Aba 1








BLOG DE NOTÍCIAS

Postado em 27 de Junho de 2017 às 08h29

ALEMANHA SE TORNOU LÍDER EM ENERGIA SOLAR PER CAPITA

Notícia (11)Economia (7)

Atualmente o País detém 13,4% das placas fotovoltaicas em operação no mundo totalizando 41.2GWp.

A população mundial vem passando por diversas mudanças e incertezas no que se refere ao futuro da energia. Dentro desse contexto, o uso da energia renovável tem se expandido, e a energia solar se apresenta como uma excelente alternativa. A Alemanha, por exemplo, mesmo com menor radiação solar, é um dos países líderes do mercado mundial.

Alemanha se tornou líder em energia solar per capita. O País é visto como um exemplo nas políticas de incentivos eficientes para o uso da energia renovável, promovendo assim resultados essenciais para o desenvolvimento da energia solar no País e no mundo. Atualmente a população alemã encara diversos desafios para abandonar o carvão e as usinas nucleares, algo que tem ajudado a superar esse processo está sendo o uso da energia solar.

Desde o ano 2000 o governo oferece um auxílio para quem instala as placas solares. O habitante que faz isso gera sua própria eletricidade e vende o excedente para os vizinhos. Esse método faz parte de um projeto chamado Energiewende, que em português significa guinada da energia. Essa ação do governo é um investimento para reduzir as emissões de gases prejudiciais ao planeta. O projeto ajudou o País a aumentar mais de 300 vezes sua geração de energia solar nos últimos 11 anos e a se tornar líder global.

Atualmente o País detém 13,4% das placas fotovoltaicas em operação no mundo totalizando 41.2GWp. No dia 08 de maio deste ano, a Alemanha bateu um recorde e produziu 95% da sua demanda de energia partir de fontes renováveis. Um grande feito para um dos países mais desenvolvidos e industrializados do mundo.

A Energiewende também pretende desligar reatores nucleares que somam 22 mil megawatts de energia. A ideia do projeto é fechar as usinas mais antigas e com menos vida útil. Algumas empresas optaram por se atualizar no mercado investindo em diferentes fontes de energia. E em outros casos, as empresas decidiram fechar as portas.

A Alemanha tem forte intenção de realizar uma profunda transformação em suas fontes de energia, investindo e incentivando a população a migrarem para energias renováveis, excluindo de vez as fontes fósseis. O governo alemão escolheu abandonar a energia nuclear depois do acidente no reator nuclear de Fukushima, em 2011, no Japão.

Hoje em dia a Alemanha é o País líder na geração de energia solar per capita, os resultados impressionam e o projeto Energiewende ainda tem mais objetivos a serem alcançados. O governo alemão não acredita que a energia nuclear é uma boa alternativa, além de ter um alto custo, não é possível encontrar uma solução definitiva para o problema do depósito de lixo radiativo. Apesar dos desafios, o plano do País para excluir a energia nuclear segue confiante.

 

 

 

Fonte de informações: Portal Solar

Cadastre seu e-mail para receber novidades e baixar um e-book (GRÁTIS)

Nome
E-mail
Resolva :

Veja também

Celular Solar06/03/17 Nova tecnologia no LED utilizado nas telas de smartphones e outros aparelhos móveis promete usar a luz do sol para alimentar os aparelhos, criando assim um celular solar que irá acabar com o maior problema enfrentado pelos usuários: a falta de bateria. Desde uma simples ligação telefônica até o acesso à redes sociais e ao Internet banking, os celulares......

Voltar para Blog