Aba 1








BLOG DE NOTÍCIAS

Postado em 05 de Fevereiro de 2017 às 19h39

6 Vantagens da utilização da tecnologia fotovoltaica

Tecnologia (15)

A energia solar é uma fonte inesgotável e que tem ganhado cada vez mais espaço em nosso cotidiano, tendo não somente casas isoladas com painéis solares, como cada vez mais empresas estão utilizando tal fonte de energia para se manter em atividade.


Isto porque o conceito de responsabilidade sócio ambiental está mais consistente na forma de como a sociedade se observa diante do meio ambiente e de qual lugar deseja deixar para as próximas gerações, além de claro, estar mais perceptível que a tecnologia fotovoltaica possui alta durabilidade e economia em gastos.


Além disso, há outros fatores que fazem a tecnologia fotovoltaica ser muito vantajosa, sem muitas limitações em questão de espaço e finalidade para o uso da energia gerada com ela. Abaixo listamos algumas dessas vantagens.

Não há necessidade de adaptações
Ao contrário de outros meios de obtenção de energia, como hidrelétricas em que se faz necessário uma alteração muito grande no espaço ao seu redor, com a tecnologia fotovoltaica não é preciso que haja qualquer tipo de adaptação ou intervenção humana, já que a energia solar está sempre ali presente e não é preciso deslocar equipamentos e afins.

Fonte inesgotável de energia
Ao contrário de outras fontes de energia, o sol não é poluente e é uma fonte inesgotável de energia, pois ele diariamente permanece por doze horas no céu e sua radiação é convertida em energia elétrica para uso. Sendo assim, podemos tê-la por bilhões de anos ainda, diferente de fontes como o carvão e petróleo que são limitados.

Menor necessidade de manutenção
Os equipamentos que fazem parte dos sistemas solares necessitam de pouquíssimas manutenções e com grande espaçamento de tempo, sendo que somente é preciso certificar-se que os painéis solares estejam sempre limpos para melhor captação da radiação solar que é transmitida a eles. A sujeira e poeira que prejudicam e impedem a total captação da luz solar pelos painéis são removidas na maioria das vezes pela própria ação das chuvas.

Energia barata
Em uma análise de longo prazo, a energia solar é uma das mais baratas do mercado, isto porque a luz solar se consegue de forma gratuita e com a aquisição de sistemas de tecnologia fotovoltaica, em pouco tempo, já se tem o retorno do valor gasto devido a baixa necessidade de comprar energia vinda das concessionárias de eletricidade. A economia alcançada mensalmente com um sistema solar, na maioria das vezes é maior do que o rendimento de um investimento de mesmo valor do sistema em aplicações bancárias.

Sendo assim, os gastos são mínimos e tanto residências quanto empresas tem usado mais essa tecnologia por gerar economia significativa em seu orçamento final. 

Veja também

Novo teto panorâmico de carros da Audi poderá ter células fotovoltaicas31/08/17A Audi pretende colocar o novo acessório em um protótipo ainda em 2017 Muitas montadoras estão tentando buscar uma forma de aumentar a autonomia dos seus carros elétricos e algumas delas já cogitaram usar a energia solar para ajudar, só não tinham encontrado uma forma de aplicar isso – mas isso está prestes a mudar, se depender da Audi. A alemã conseguiu, em parceria com a empresa chinesa especializada em energia solar Hanergy,......

Voltar para Blog